O mundo corporativo foi invadido, por mais uma onda de bárbaros! Independente se sua empresa tem mil ou dois funcionários, ou qual seu tipo de negócio. Os tiranos digitais, a voz das ruas, da imprensa, dos colaboradores diz que sua empresa deve estar nasRedes Sociais.
Gil Giardelli, Professor de MBA e Pós graduação da ESPM, especialista em novas mídias diz que rede social é aciência da reputação, um local onde pequenos grupos, conseguem grandes mudanças!
Porém você é um gestor baseado em fatos e não argumentos e questionará. Vivemos umnovo modismo? Um novo jeito deinovar? Vivemos ochoquede empresas do século XX, com as empresas do século XXI?
Acredite, sim!O carro determinou a face do século XX, a poluição, estradas e megalópoles e no século XXI, a inovação, asRedes Sociaise atecnologiasão os inventores de novos paradigmas, estilos de vida e novas formas de fazer negócios.
Um mundo, no qual você contratará um especialista emMídias Sociais, e ele montará um plano para sua empresa inovar em rede,preencheros elos ausentes entre as comunidades da sua empresa, criarinterconexões e interações,facilitarlaços interpessoais,sincronizarcomportamentos,comunicarinformações,interconectarpessoas,influenciaro espectro completo da discussão sobre Gestão de conhecimento e Gestão de inovação. Resumindo, sua empresa trabalhará em rede, nas redes, sem barreiras.
Confesse, você não imaginava que era tão fácil ?
Neste meio tempo, um jovem da sua empresa dirá a você que asredes sociaistêm um enorme poder formador de opinião e o consumidor deixou deaguardara informação. Ele mesmoproduzconteúdo. Entregará a você uma pesquisa que constatou que mais de52%dos consumidores nasRedes Sociaisjá interagiram com marcas nestes ambientes e80% das pessoas confiam em recomendações dos amigos.
Que nasRedes Sociaismais de70 milhõesde brasileiros tiveram acesso em março do ano passado, estando conectados em média23h por mêse79%participam deRedes Sociaise a utilizam por mais de 6h20min./mês.
Então você resolve se inscrever em uma conferência sobreRedes Sociaise um nobre palestrante dirá que vivemos a web 3.0, a web das coisas, a web das pessoas e seus um trilhão de aparelhos conectados à rede mundial.
Acabou a privacidade da sua empresa? A única coisa que deve ficar escondida é o último capitulo de Lost!
Tudo novo, porém sem espaço para erros. Um mundo no qual umDiretor de uma grande empresafaz uma brincadeira de mau gosto, sobre futebol. para seus meros 100 seguidores noTwittere no dia seguinte é demitido.
Você comprará um livro sobreredes sociaise de forma leve e simples, o autor irá dizer queredes sociaissão cosmopolita, universalista, desapaixonada, apartidária, não sectária, não monopolizadora.Redes Sociaissão os valores da diversidade.Rede Socialé a arte de descentralização.Rede Socialé coordenação na Humanidade digital.Redes Sociaissão confiança, reciprocidade e intensidade da conexão! E concluirá com sutileza, nasredes sociaisas pessoas são seminômades um local onde "O espírito pioneiro se renova". Confesse, simples não ?
Confesse, neste momento você já deve estar pensando, como não pensei nisto antes!
E para colocar mais uma pimentinha, o promissor trainee dirá que a abundância nas redes égratuidade, liberdade em seu poder criativo. Pronto, você acaba de decidir que simplesmente todas as pessoas na sua empresa poderão navegar como, quando e por onde desejarem e isso não afetará a produtividade delas, muito pelo contrário, asmotivará.
Mesmo quando você ler naThe Economistque a Nestlé, Starbucks, BMW, Oracle estão todos tentando descobrir se a despesa de pessoal de duas a três horas noFacebook,LinkedIn,Twittere demais redes diariamente, aumenta o envolvimento com o cliente ou apenas é perda de tempo.
E a salada digital irá aumentar, quando seu colega de MBA, enviar um estudo doThe Future Laboratoryque aponta as novas escolhas dos consumidores "Potencialismocomo novo modo de vida. Pessoas nãoconstroemmais sua existência em torno de uma só carreira. O caminho édetectarmúltiplas aptidões e explorá-las. Pense em um publicitário, gourmet e esportista, um banqueiro, piloto, e uma editora-marchande-iogue".
Pessoas que colocam a satisfação pessoal em primeiro lugar, sãogreen tech, cansaram de viver enlatadas e das redes de segurança, são os filhos dosboomerse desejam desenvolver plenamente potencialidades, criatividades, interesses e novas visões de mundo.
Então, você perceberá que aquele mundo da comunicação de Bombardearo consumidor, cobertura total, acertar o target, Blitz, saturação, impacto é uma linguagem da segundaGuerra mundial. Que não existem mais consumidores esim pessoas. Desejando resgatar as raridades do mundo que asredes sociaisdisponibilizam, como tempo, espaço e autonomia.
Aquele conceito antigo dos P’s que você tanto estudou, mudou para P de Planeta, Pessoas e sim de Profit (lucro).
E acrescentará os 4 C’s de Conteúdo, Colaboração, Comunidade e Comércio.
Evidente que tem asilhas das controvérsias, com sua sociedade vigiada, individualista, na qual o consumo exponencial de Viagra, Botox, Red Bull e Ipads nos trouxe a sociedadeimediatista. Que no império da idiocracia1,5 milhões de pessoas seguem noTwitterum técnico de futebol e apenas13.000 o #ForaSarney. Mas tudo bem,um diaas pessoas perceberam que podem serWebCidadãostambém. Um mundo onde nós humanos somos as mídias.
São tantas quebras de modelos, que como dissesabiamenteo sociólogoJosé de Souza Martim, vivemos um mundo onde a grande maioriaestá "Sobrevivendo mais do que vivendo. Sonhando mais do que fazendo. Imitando mais do que criando".
E para melhorar, seu departamento de marketing dirá que a empresa deve monitorareanalisaro que foiditosobre a empresa nas principaisredes sociais, além deblogs, fóruns, chats etraçarum panorama sobre as discussões e elaborar estratégiaspara promover um relacionamento mais próximo com o público, para encontrar novas oportunidades de negócios. Confessa novamente, fácil ?
Além disso, a partir de hoje a empresa calculará oROA (Return over Attetion) Retorno sobre a atenção de seus clientes e fará análises elaboradas de seis graus deseparaçãoe três graus deinfluênciados clientes.
E agora o site da sua empresa, terá Conteúdo Fixo, Conteúdo Interativo, Conteúdo Colaborativo e Jornalismo Colaborativo. Porque afinal de contas precisamosengajaros cliente. E serão quatro tipos de conteúdos. Se for melhor vídeo, será em vídeo. Se for melhor em áudio, será em áudio. Se for melhor em foto, será em foto e se for melhor em texto, em texto será.
E para completar a sua equipe de tecnologia da informação, liderará uma corrida para ainovaçãocom computação natural e anglicismo para todos os gostos como, Global Marketplacet Talent, User Generation contente, Web Based Collaboration, Easy to use tools, Common Plataforms, Internet Distribuition, Hacker Spaces, Peer Prodution e Cloud Computing sãoessenciaispara sua empresa atuar e prosperar no século XXI. Confesse, nunca aquela temporada divertida em NY te ajudou tanto a entender as palavrinhas acima. certo.
E o seu departamento de Recursos Humanosabrirávagas para Nettweavers, Estrategista de Mídias Sociais e Evangelistas de redes sociais.
Mas no final, você perceberá que isso não é nada novo! Que o ser humano nasceu em rede, os reinos perdidos dos Incas, Maias, Astecas, Persas e Egípcios, acreditavam emredes sociaisnas cidades e que um dia a humanidade teria suas cidades esplendiadas.
Que sua empresa possa seguir o exemplo de nobres homens como Bach, Joana D'Arc, Sócrates, Colombo, JK, entre outros fazedores e criadores deRedes Sociaisque mudaram a forma como enxergamos o mundo.
A inovação não é toda estória, mas é uma grande história. Onde não podemos usar velhos mapas, para se descobrir novas terras.
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