.. as tendências no marketing em 2011


O site Trendwatching divulgou uma lista com tendências de consumo para 2011, envolvendo mudanças que influenciaram as atitudes dos consumidores e, consequentemente, das empresas, como as novas tecnologias, a preocupação com a sustentabilidade, a valorização da saúde, a ascensão dos países emergentes, entre outros contextos. Separamos algumas destas tendências e cases que geram oportunidades para as marcas atuarem nas redes sociais e na comunicação digital:


1.Marcas humanizadas


Os consumidores estão cada vez mais valorizando o natural, o humano e a realidade. Para as marcas, isso significa não mais ser inflexível e fechada, e sim mostrar paixão e carisma. Uma das melhores maneiras de uma marca gerar engajamento será mostrando que ela se importa. Isso, com certeza, não tem preço e pode ser extremamente divertido. É bom lembrar que, hoje, as marcas tem a habilidade de saber o que está acontecendo na vida de seus consumidores, através do que postam nas redes sociais. E são estas mesmas redes que propiciam espalhar tais atos de bondade .


Case :




A Interflora lançou uma campanha no Reino Unido para animar o dia dos usuários do Twitter mandando flores a eles. A empresa monitorou usuários que, segundo ela, precisavam dessa animação e os contatou através de um tweet para, depois, mandar um buquê de flores de surpresa.


2.Preço customizado


As pessoas sempre buscaram ofertas especiais e descontos. Porém, agora, com novas tecnologias e serviços, esta é uma tendência para 2011. Com consumidores constantemente conectados, as ofertas se tornam conhecidas e se espalham mais rápido. E, para facilitar a vida de todos, no futuro, cada vez mais pessoas farão parte de grupos para receber descontos especiais. Sem contar o quanto o celular propicia receber ofertas, comparar, compartilhar, e comprar, tudo no mesmo instante.


Cases :


Compra coletiva ; sites que oferecem um serviço ou produto com desconto de 50% a 90%, durante 24 horas. Esse preço baixo só tem valor se um número determinado de pessoas comprar a oferta. Depois de atingido esse número mínimo, todos ganham cupons que dão direito à promoção. Além disso, estes sites mexem com um fator que é fundamental na hora da compra :  o tempo. A promoção está lá , vai durar muito pouco e , na dúvida, muitos escolhem aproveitar. No Brasil , já são quase 250 sites do gênero ,  a maioria de nicho, como Bom Proveito, só para ofertas de restaurantes, ou o Jellyg o primeiro clube de descontos do País para o público GLS. Os principais, Peixe Urbano, primeiro site do segmento no País e SaveMe antes ZipMe, atua como gerador que reúne sites de compras coletivas e mostra as ofertas do dia, por cidade, no interior podemos contar com inúmeros aparecimentos como o Pacaba site que reúne ofertas de cidades do interior.




3.Símbolos de Status Online


O que começou com exibir o número de visitantes do blog agora se aplica ao número de amigos no Facebook. Ao número de seguidores no Twitter, à quantidade de check-ins no Foursquare e tantas outras métricas que medem popularidade e prestígio. Em 2011, as marcas cada vez mais presentearão seus consumidores com símbolos, sejam reais ou virtuais, para que eles possam compartilhar com todos o quanto contribuem, o quanto se interessam e o quanto são populares.


Cases :




Além das Badges que o Foursquare dá aos usuários que completam pontuações e atividades especiais, outros sites e aplicativos também oferecem símbolos que premiam usuários ativos, porém levando seus troféus para o mundo real, o Twournal permite que os usuários do Twitter transformem seus tweets e fotos em um livro real, podendo também comprar livros de outros usuários e vender exemplares do seu. Outro exemplo é um aplicativo americano que permite que os usuários produzam uma caneca com fotos de seus amigos do Facebook e seguidores do Twitter.


4.Curador social


Nas redes sociais, tudo envolve descobrir, cobrir, remixar, compilar, comentar, compartilhar e recomendar conteúdo, produtos e experiências. O que transforma o consumidor em um curador. As redes permitem que as pessoas montem um portfólio online a partir de sua curadoria de informações, e construam sua marca pessoal de maneira mais rápida e fácil de atingir sua audiência. Como tendência para 2011, as marcas ficarão de olho em oportunidades e ferramentas que facilitem o engajamento e compartilhamento online de seus produtos, serviços e experiências.


Cases :


A Levi’s integrou sua loja virtual com o Facebook , permitindo que os consumidores interajam com seus amigos e criem uma experiência de compra mais social . Da loja , os usuários podem compartilhar os produtos , além de poder curtir via Facebook e procurar pelos produtos mais curtidos .




Já o site Storify ajuda os usuários na curadoria de conteúdo que acharam nas redes sociais. Os usuários podem cortar e colar partes do conteúdo, incluindo vídeos e fotos, de diversas fontes da web e juntar tudo na ordem em que deseja comunicar.




A equipe RuatreZ deseja a todos um excepcional final de ano e um 2011 repleto de realizações e novas conquistas.

fonte : ESPM

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