Cada vez mais os clientes estão presentes em diversos canais de compra e conectados em várias alternativas de mídia.

Essa é a pergunta que não quer calar e que executivos de todos os setores estão se fazendo. Sabemos que cada vez mais os consumidores estão presentes em diversos canais de compra e conectados em várias alternativas de mídias. Então, como alcança-los de forma eficaz ?



De acordo com dados apresentados pela Acxiom Brasil, apenas 32% dos gestores de marketing sabem lidar com esse cliente multifocal, que por sinal, é quase cinco vezes mais rentável que os consumidores em geral.

Temos ainda que aprender a lidar com a geração Y, considerada a mais otimista de todos os tempos, mas que é uma geração que não perde tempo com empresas ou pessoas não reais ou seja que não são verdadeiras em suas relações. É um grupo que exige ainda mais transparência e autenticidade.

É preciso estar presente onde eles estão e saber como agir.



Para isso, sua empresa deverá criar conexões mais emocionais, lançar campanhas que tenham identificação e que, com isso, tenham maior chance de “viralizar”. Aliado a isso, lembre-se que 80% da mídia on-line alcança seu público-alvo, ou seja, nela há menor dispersão.

Não é tarefa das mais simples, concordo. Por esse exato motivo as empresas devem ter cuidado redobrado com essa nova plataforma de comunicação, usando sempre de muito bom senso e muito profissionalismo para lidar com as redes sociais. Existem no mercado profissionais e consultores, muito bem qualificados para lidar com a nova tecnologia.

Porém, mesmo tudo sendo muito novo, há experiências já feitas, histórias já contadas, que fazem com que não tenhamos que sair do zero. Ou seja, aprenda com os erros dos outros, busque indicações e parcerias para acelerar seu processo de aprendizado. Dentre as ações já testadas e que demonstraram boa aceitação está a criação de conteúdo “fresco”, inovador e direcionado aos interesses do seu target, conteúdo que traga valor imediato. Outro ponto também importante é prover feedback frequente e mostrar que sua empresa está acompanhando as mudanças do mercado.


Por exemplo, se você é da área de crédito e cobrança, escreva, ou contrate alguém que possa criar conteúdos relevantes sobre créditos; se você está no setor de seguros, crie material sobre seguros, dando dicas úteis, crie um guia prático e depois, dissemine isso nas redes sociais nas quais sua empresa está presente. Para isso, selecione somente redes que façam sentido para o seu setor. Pesquise e identifique comunidades que tratem do assunto que você domina, ou que tenham interesse nesses temas.

Dessa forma, sua empresa não atingirá milhões de pessoas, mas, com toda certeza, alcançará os cliente que são o foco do seu negócio e assim estará construindo uma historia de relacionamento e fidelização de seus clientes.

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