Quatro problemas comuns na gestão de uma pequena ou média empresa quando a presença do dono atrapalha, e o que fazer para amenizar esse problema.


1. Dificuldades na decisão

À medida que uma pequena ou média empresa cresce, empreendedores que mantêm a prerrogativa de dar a última palavra em tudo se sobrecarregam com situações do negócio cada vez mais complexas.

Os Riscos : O dono pode ter de decidir sobre aspectos da empresa que não domina. É o que acontece frequentemente com empreendedores de perfil muito técnico que dirigem o marketing ou a área comercial.

O que Fazer : Preparar os melhores funcionários para que assumam a responsabilidade sobre determinados aspectos do negócio e decidam sozinhos sobre eles ou contratar gente qualificada no mercado.


2. Conflitos internos

Com a expansão, divergências naturais entre as diferentes áreas de uma pequena ou média empresa podem se aprofundar, às vezes, o que é bom para o financeiro não agrada ao comercial ou à produção, causando conflitos.

Os Riscos : O empreendedor pode não ser capaz de administrar os conflitos e também lidar com o dia a dia da operação e aos poucos, as divergências entre as áreas podem levar a empresa a perder de vista seus objetivos estratégicos

O que Fazer : Criar planos de remuneração que estimulem os funcionários responsáveis de cada área a dar soluções em função do que é melhor para a empresa sem precisar recorrer ao dono toda hora.


3. Perda de talentos

É natural que funcionários de empresas emergentes nutram expectativas de crescimento e de mais autonomia no trabalho, mas, se a presença do dono for um entrave, bons profissionais tenderão a buscar outras oportunidades.

Os Riscos : Perder para os concorrentes os melhores funcionários, seu conhecimento e sua rede de contatos. Quando delegar funções na empresa for inevitável, podem ter restado apenas os menos qualificados.

O que Fazer : Desenhar planos de carreira em que os funcionários saibam quais metas precisam atingir para crescer na empresa e deixar que assumam responsabilidades quando estiverem prontos.


4. Expansão interrompida

A soma dos problemas causados quando o dono centraliza demais o comando, decisões equivocadas, falta de estratégia e evasão de talentos, pode levar a empresa a perder agilidade diante da concorrência.

Os Riscos : Enfrentar dificuldades para manter clientes antigos e conquistar novos, perder rentabilidade devido aos problemas internos, parar de crescer e deixar que os concorrentes ganhem mercado.

O que Fazer : Boa parte da solução está em o dono passar a se concentrar naquilo em que é melhor do que os outros e nas áreas mais estratégicas para o crescimento e o futuro do negócio, e delegar o resto.


Fonte : Revista Exame PME

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright 2010 RuatreZ ™
Lunax Premium Blogger™ template by Introblogger