É preciso (se) socializar !


Muito se fala que o momento é da era tecnológica, da informação, da internet, de interagir, e o burburinho é ainda maior quando se levanta a questão: para onde tudo isso leva, até onde vai ? Nada mais natural, visto que as parafernálias em nosso meio e sendo espontaneamente aceitas e adaptadas ao dia a dia. Hoje se pode dizer, sem sombra de dúvidas, que é definitivamente ..

.. impossível viver sem !


Por aqui, a vida online dos brasileiros anda intensa. Os dados do ultimo Censo do IBGE, mostrou que 83,2% acessam a internet a procura de interação com outras pessoas. Já 68,6% navegam em busca de lazer e próximo desse número, 65,9% querem aprender com a grande rede. A pesquisa apontou ainda que 48,6% dos brasileiros navegam para ler jornais e revistas e 25,5% buscam informações e outros serviços.

Os dados indicam o movimento de uma comunicação que, no momento, pode ser definida em duas palavras: convergência e mobilidade. A tendência é que cada vez mais os meios de comunicação se concentrem em um só lugar, a internet. O interessante é que o lugar é um só, mas não fixo ou paralisado. Aí está a mobilidade que não deixa, literalmente, ninguém parado. Celulares, notebooks, e inúmeras outras plataformas permitem e facilitam o acesso à internet.



Dentro desse contexto surge aquela dependência virtualizada que proporciona contatos quase diretos com rapidez instantânea e sem necessidade de deslocamento. Ninguém consegue se ver sem um caixa eletrônico, sem verificar as contas de e-mails de hora em hora, muito menos sem o celular ou sem o contato com as, hoje tão faladas Rede Sociais.

Nessa era tão comunicativa em que vivemos, as redes sociais acabaram se tornando sinônimo de relacionamentos e são frequentemente associadas a entretenimento, interação e informação. Muita informação! No entando, vale lembrar que redes sociais são também ferramentas. Muito usadas no marketing, por sinal. Para evitar qualquer confusão, é preciso não apenas diferenciar, mas entender o que caracteriza as redes sociais e outro termo semelhante e muito usado as Mídias Sociais.

Mídias Sociais só existem porque a internet se tornou plataforma livre e aberta para que elas se consolidassem. Elas quem ? As novas mídias. Que na verdade são as novas velhas mídias. Velhas porque são as mídias convencionais que todos conhecem: rádio, TV, jornais e revistas. Novas porque elas se fundiram com a internet, fazendo surgir as rádiowebs, os webjornais e revistas online, o YouTube e inúmeros outros sites nos quais é possível encontrar texto, som e imagem. O pesquisador de novas mídias, Alex Primo comentou em seu microblog que a rigor, mídias sociais é um termo preciso, pois toda mídia é uma construção social e tem efeitos sociais.


Já as Redes Sociais são exatamente o que o nome quer dizer; ligação ou contatos proporcionados pelas novas mídias. Ou seja, o Twitter, Facebook, Orkut, entre outras redes das quais não conseguimos viver sem, são mais que sites de relacionamento, como frequentemente são chamados, são redes que interligam milhões de pessoas entre si e entre internautas com os mesmos interesses, formando as comunidades virtuais.

Os textos tratando, definindo e diferenciando as redes das mídias sociais são proporcionais a quantidade de dúvidas relacionadas ao tema. O grande X da questão está no processo humanizador que tanto um quanto outro precisa passar. Afinal, os dois termos trazem a palavra social no nome. Mas, de que forma tornar mais humana as redes e mídias sociais ?



Usando-as como ferramentas de compartilhamento e colaborativas que são! Não é a toa que esse poder midiático alcançou figuras ilustres como o apresentador do jornal nacional William Bonner, e vem conquistando cada vez mais e mais usuários graças a enorme capacidade mobilizadora que redes e mídias sociais oferecem.

A pergunta inicial é para onde tudo isso leva, até onde vai? Tem como resposta a sua capacidade de valorizar esse cibermomento e fazer uso desses ambientes para o crescimento, seja você uma empresa ou uma pessoa.

Compartilhar e colaborar na grande rede são formas de tornar a sua empresa cada vez mais social.

fonte : Mídia Boom

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright 2010 RuatreZ ™
Lunax Premium Blogger™ template by Introblogger