Muito se fala que omomentoé da era tecnológica, da informação, da internet, de interagir, e o burburinho é ainda maior quando se levanta aquestão: para onde tudo isso leva, até onde vai ? Nada mais natural, visto que as parafernálias em nosso meio e sendoespontaneamenteaceitas e adaptadas ao dia a dia. Hoje se pode dizer, sem sombra de dúvidas, que édefinitivamente ..
.. impossível viver sem !
Por aqui, a vida online dos brasileiros anda intensa. Os dados do ultimoCenso do IBGE, mostrou que83,2% acessam a internet a procura de interação com outras pessoas. Já68,6% navegam em busca de lazer e próximo desse número,65,9% querem aprender com a grande rede. A pesquisa apontou ainda que48,6% dos brasileiros navegam para ler jornais e revistas e 25,5% buscam informações e outros serviços.
Os dadosindicamo movimento de uma comunicação que, no momento, pode ser definida em duas palavras:convergênciaemobilidade. A tendência é que cada vez mais os meios de comunicação se concentrem em um só lugar, ainternet. O interessante é que o lugar é um só, mas não fixo ou paralisado. Aí está a mobilidade que não deixa, literalmente, ninguém parado. Celulares, notebooks, e inúmeras outras plataformas permitem e facilitam o acesso à internet.
Dentro desse contextosurgeaquela dependência virtualizada que proporciona contatos quase diretos comrapidezinstantânea e sem necessidade dedeslocamento. Ninguém consegue se ver sem um caixa eletrônico, sem verificar as contas de e-mails de hora em hora, muito menos sem ocelularou sem o contato com as, hoje tão faladas Rede Sociais.
Nessa era tãocomunicativaem que vivemos, as redes sociais acabaram se tornando sinônimo de relacionamentos e são frequentemente associadasa entretenimento, interação e informação.Muita informação! No entando, vale lembrar que redes sociais são tambémferramentas. Muito usadas no marketing, por sinal. Para evitar qualquer confusão, é preciso não apenas diferenciar, masentendero que caracteriza as redes sociais e outro termo semelhante e muito usado as Mídias Sociais.
Mídias Sociaissó existem porque a internet se tornou plataforma livreeabertapara que elas se consolidassem. Elas quem?As novas mídias. Que na verdade são as novas velhas mídias. Velhas porque são as mídias convencionais que todos conhecem: rádio, TV, jornais e revistas. Novas porque elas sefundiramcom a internet, fazendo surgir as rádiowebs, os webjornais e revistas online, oYouTubee inúmeros outros sites nos quais é possível encontrar texto, som e imagem. O pesquisador de novas mídias,Alex Primocomentou em seu microblog que a rigor, mídias sociais é um termo preciso, pois toda mídia é umaconstruçãosocial e tem efeitos sociais.
Já asRedes Sociaissão exatamente o que o nome quer dizer; ligação ou contatos proporcionados pelas novas mídias. Ou seja, oTwitter,Facebook,Orkut, entre outras redes das quais não conseguimos viver sem, são mais quesitesderelacionamento, como frequentemente são chamados, são redes queinterligammilhões de pessoas entre si e entreinternautascom os mesmos interesses, formando as comunidades virtuais.
Os textostratando, definindo ediferenciandoas redes das mídias sociais são proporcionais a quantidade de dúvidas relacionadas ao tema. O grandeXda questão está no processo humanizadorque tanto um quanto outro precisa passar. Afinal, os dois termos trazem a palavrasocialno nome.Mas, de que forma tornar mais humana as redes e mídias sociais ?
Usando-as comoferramentasde compartilhamento e colaborativas quesão! Não é a toa que esse poder midiático alcançou figuras ilustres como o apresentador do jornal nacionalWilliam Bonner, e vem conquistando cada vez mais e mais usuários graças a enorme capacidademobilizadoraque redes e mídias sociais oferecem.
A pergunta inicial é para onde tudo isso leva, até onde vai? Tem como resposta a sua capacidade devalorizaresse cibermomento e fazer uso desses ambientes para ocrescimento, seja você uma empresa ou uma pessoa.
Compartilhar e colaborar na grande rede são formas de tornar a sua empresa cada vez mais social.
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