Há 2 semanas falei para o portal da Exame sobre o curso que fiz na melhor escola de empreendedorismo dos EUA, o Babson College (confira a matéria).

Refletindo sobre meu dia-a-dia como empreendedor, cheguei à conclusão de que tive 4 grandes escolas de empreendedorismo, cada uma focada em desenvolver um tipo de característica do empreendedor.

Sim, é possível aprender empreendedorismo desde cedo.

1.       Família
Ser empreendedor vai muito além de administrar uma empresa. Babson define o empreendedor como “aquele que não pode ser parado”. Essa característica está muito mais relacionada com valores do que com habilidades em si.

2.       Outros empreendedores
Como disse pra Exame, Babson me agregou muito pouco em termos de conhecimento técnico. Um pouco de finanças aqui, um pouco de marketing acolá, mas não é isso que a faz a melhor escola de empreendedorismo dos EUA.

Como a maioria dos professores de Babson são mega empreendedores aposentados, isso me permitiu tomar tapas de realidade como:

-Professor, tive uma ideia. Você acha que ela é viável ?

-Meu querido, andando daqui até a estação de trem você terá pelo menos 15 ideias viáveis. Descobre o que você realmente gosta e dá um jeito de colocar essa ideia em prática. Criar uma empresa de verdade vai muito além de uma boa ideia.

-Pessoal, por que vocês acham que vendi minha primeira empresa ? – Professor contando sua história.

-Porque a empresa estava perdendo lucratividade ??? Porque outro concorrente estava crescendo mais rápido ?? Porque você não achava mais oportunidades de mercado ? .. Conclusões diversas relacionadas a análise de estratégia.

-NÃO ! Ela era lucrativa e tinha muito espaço para crescer. Vendi a empresa porque eu achava um saco trabalhar com fabricação de peças de plástico ! – Professor compartilhando uma experiência que nunca poderia ser descoberta pela análise tradicional.

-Pessoal, sabem o maior inimigo do empreendedorismo ?
“Carga tributária elevada”;”Concorrência desleal”;”Problemas trabalhistas”.. –Possíveis desculpinhas levantadas pelos alunos.

-O maior inimigo do empreendedorismo é o MEDO. E eu sei que vocês têm medo. Sabe como que eu sei disso ? -Na hora deu medo só de ouvir essa frase.

-Vocês estão numa sala de aula querendo aprender sobre empreendedorismo ! Vão pra RUA ! Criem alguma coisa ! Vão vender o que vocês criaram !!! – Game Over, argumento aceito .

O mais legal do convívio com empreendedores mais experientes é ver que apesar de muito difícil, é possível chegar lá. Essa inspiração não tem preço.

3.       Experiência de trabalho
Você pode ler o que for sobre técnicas de negociação, aumento de produtividade e liderança, mas você só vai aprender de verdade colocando em prática.
Querer empreender sem ter o hábito de produzir algo de forma eficiente (saber trabalhar) é pedir para passar o dia sonhando com o que sua empresa pode ser, ao invés de transformar esse sonho em realidade.

4.       Teoria
Apesar de nosso estilo descontraído e sem enrolação, somos grandes defensores do estudo da teoria.

Dominar os fundamentos básicos é o que vai te tornar uma pessoa qualificada para tomar boas decisões na sua área. Sempre se lembre do Sr. Miyagy ensinando karatê a Daniel San a partir dos movimentos básicos, a mesma coisa vale para empreendedores.

Por: Millor Machado (bebendo das mais diversas fontes de sabedoria)

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright 2010 RuatreZ ™
Lunax Premium Blogger™ template by Introblogger